ESTUDO DE CASOS
A internacionalização da marca Melissa Imprimir E-mail

Sylvia Therezinha de Almeida Moraes, Melissa Senra, Angela da Rocha
GV Casos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
v. 2, n. 1, doc. 6, 2012

Apesar de os avanços obtidos pela Melissa terem sido significativos, o gerente de operações da empresa achou necessário rever as ações de marketing da marca para aumentar a sua diferenciação e exposição no mercado. A nova estratégia adotada pela Melissa trouxe bons resultados, já que os imitadores chineses apresentaram pouco sucesso em se apropriar do brand equity da marca.

Palavras-chave: Calçados, Grendene, Melissa, marketing internacional

DOWNLOAD

 

 
Pipeway Engenharia: O desafio de conquistar o exterior sem arriscar a liderança no mercado doméstico Imprimir E-mail

Lygia Magacho, Marcelo Presa, Jorge Carneiro
TAC – Tecnologias de Administração e Contabilidade
v. 2, n. 1, p. 89-112, 2012

O mercado de inspeção e manutenção de dutos de petróleo é dominado por empresas americanas e canadenses. Contudo, três empreendedores brasileiros desafiaram os líderes do setor e fundaram, em 1998, a Pipeway Engenharia, uma empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio e apoiada pela Petrobras. A empresa inicialmente focou o mercado brasileiro, mas o êxito no exterior, embora não planejado, foi consequência natural da competência em desenvolver bons produtos e serviços para o setor. Os sócios reconhecem, contudo, que a expansão internacional precisa ser mais bem estruturada, que há vantagens e riscos em atuar no mercado externo, e que não podem se descuidar do mercado doméstico, que é cobiçado por grandes players internacionais.

Palavras-chave: caso de ensino; negócios internacionais; empreendedorismo internacional; petróleo e gás.

DOWNLOAD

 

 
Cristófoli Equipamentos de Biossegurança: a trajetória de um visionário Imprimir E-mail

Cristiane Marques de Mello, Jucélia Appio Tibola, Liliane Canopf, Marcio Pascoal Cassandre, Bruno Henrique Rocha Fernandes
TAC – Tecnologias de Administração e Contabilidade
v. 2, n. 2, p. 153-165, 2012

O momento é de expansão, mas vem acompanhado de uma série de desafios que se apresentam a Ater no instante em que decide comprar parte de uma empresa chinesa para ganhar mercado e recuperar clientes que deixaram de comprar da empresa. Entretanto esse não é o primeiro grande desafio que o empresário enfrenta, tendo em vista toda a sua trajetória empresarial que culminou em um bem-sucedido negócio. Às vésperas de uma viagem para a China, Ater se dispõe a relatar todo o caminho percorrido que o fez chegar na posição em que está hoje.

Palavras-chave: expansão internacional, equipamentos, biossegurança, Paraná, China

DOWNLOAD

 

 
Sobral and its hard earned success in the international costume jewelry market Imprimir E-mail

Mila Viana, Jorge Carneiro, Marcos Garrido, Tania Peixoto
Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração.
v. 2, n. 2, doc. 11, 2012

Sobral is today a major player in the resin-based costume jewelry business and is present in major international markets – France, Germany and the US – besides having a strong position in its home country, Brazil. International expansion was not carefully planned, however. The company face some dilemmas: consolidate positions in its current markets or open new frontiers? What foreign entry modes to adopt? How to overcome the lack of resources and accelerate expansion, both internationally and in Brazil?

Palavras-chave:

DOWNLOAD

 

 
Call center offshore: o caso Out Brazil. Imprimir E-mail

Maria Cecilia Coutinho de Arrida, Onófrio Notarnicola Filho e Nádia Vernes Almeida
GVcasos – Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
v.1, n.1, 2011

Em serviços de offshoring, muitos são os desafios a serem enfrentados pelas empresas no Brasil: domínio da língua inglesa, maior nível de escolaridade, criação de cultura específica de serviços, uso de tecnologia adequada. Como vantagem, os brasileiros oferecem simpatia, flexibilidade, vontade de servir e paciência, além de estabilidade econômica do país e fuso horário próximo ao dos Estados Unidos. É nesse contexto que se situa o caso Out Brazil, em que o gestor Gustavo Nogueira considera qual a melhor estratégia a adotar para competir com países como Índia e Filipinas no atendimento de clientes internacionais.

Palavras-chave:

DOWNLOAD

 

 
A trajetória internacional da Light Infocon Imprimir E-mail

Renato Cotta de Mello, Angela da Rocha, Anne Marie Maculan, Jorge Ferreira da Silva
GV Casos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
v. 1, n. 2, doc. 9, 2011

O caso retrata a trajetória internacional de uma pequena empresa de software, a Light Infocon, sediada em Campina Grande, Paraíba, Brasil. A empresa tem presença virtual, física ou por meio de parceiros em vários mercados internacionais. O caso propõe à discussão uma avaliação das políticas e estratégias adotadas no processo de expansão internacional da empresa e se a continuidade dessas políticas e estratégias é apropriada no futuro. Recomenda-se a análise do caso à luz das teorias de empreendedorismo internacional, born globals e redes.

Palavras-chave: expansão internacional, software, Campina Grande, Light Infocon.

DOWNLOAD

 

 
Móveis RA e uma decisão comercial estratégica Imprimir E-mail

Rosimeri Machado, Sylvia Maria Azevedo Roesch, Pelayo Munhoz Olea, Fernando Luís Bertolla, Maurício Caetano Nedeff
GV Casos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
v. 1, n. 2, doc. 13, 2011.

O caso aborda a estratégia comercial de uma empresa moveleira da serra gaúcha, frente a uma decisão a ser tomada com respeito à atuação no mercado internacional ou nacional. O objetivo é servir como instrumento de aprendizagem para disciplinas de análise e decisão estratégica, preferencialmente em cursos de graduação.

Palavras-chave: expansão, escolha de mercado, móveis

DOWNLOAD

 

 
Two-edged sword: the US gasoline case at WTO Imprimir E-mail

Ligia Maura Costa
GV Casos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
v. 1, n. 2, doc. 14, 2011

In 1995, after unsuccessful consultations with the United States, Venezuela and Brazil filed a complaint with the new established World Trade Organization (WTO) to establish a panel to examine whether the United States had violated WTO Agreements. The main issue at stake was the fact that the US Environmental Protection Agency’s (EPA) regulation on the Clean Air Act Amendments 1990 (CAAA – 1990) violated the GATT-94 principle of national treatment by using different measures to determine whether domestic and importers refiners comply with the requirements of the CAAA – 1990. From the United States perspective, the environmental goal of the CAAA – 1990 was to establish an overall quality of the gasoline sold in the US and to protect the health of US citizens living. Thus, this US measure would fall within the exceptions of Article XX – GATT-94.

Palavras-chave: comércio internacional, conflitos comerciais, WTO, Brasil, EUA

DOWNLOAD

 

 
Decisões e ações associadas ao empreendedorismo e à inovação: O desafio da Schuler Calçados Imprimir E-mail

Eliana Andréa Severo, Marcia Rhor da Cruz, Pelayo Munhoz Olea, Eric Dorion, Julio Cesar Ferro de Guimarães
Administração: Ensino e Pesquisa
v. 13, n. 2, p. 387-411, 2011

O arranjo produtivo do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, no ano de 1993 possuía cerca de 1950 empresas calçadistas, gerava 129 mil empregos diretos e exportava em torno de 201 milhões de pares de calçados. No entanto, a partir do ano 1994 ocorreram importantes mudanças no ambiente competitivo nacional e internacional do qual participavam as empresas calçadistas brasileiras. As indústrias calçadistas do Vale do Rio dos Sinos sentiram de forma diferenciada os impactos do novo ambiente competitivo, e passaram a adotar novas estratégias tecnológicas e de reestruturação. O principal objetivo era a redução dos custos de produção, para manter a competitividade no preço do produto.

Palavras-chave: setor calçadista; empreendedorismo; inovação

DOWNLOAD

 

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2