Kuwaitianos avaliam potencial de investimento no Brasil Imprimir E-mail
Escrito por Marcos Carrieri | Agência de Notícias Brasil-Árabe   
Sáb, 03 de Outubro de 2015 08:15

São Paulo - Parlamentares do Kuwait que visitaram São Paulo nesta sexta-feira (02) afirmaram que o Brasil tem empresas em setores como agricultura e meio ambiente e projetos na área de infraestrutura que poderão receber investimentos de empresários do país árabe nos próximos anos.

O grupo é formado por parlamentares da Assembleia Nacional do Kuwait, que chegaram ao Brasil no começo da semana e, na segunda-feira (29), se reuniram com o vice-presidente brasileiro, Michel Temer (PMDB). Na Câmara dos Deputados, foram recebidos pelos parlamentares Átila Lins (PSD-AM), Leonardo Quintão (PMDB-MG) e a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Jô Moraes (PC do B-MG) e no Senado Federal discutiram a formação de uma comissão parlamentar especial no Brasil encarregada de temas do Kuwait.

Marcos Carrieri/ANBA

Parlamentares desejam fortalecer relação entre os países

O chefe da delegação, Askar Al Enizi, afirmou à ANBA que a visita teve o objetivo de fortalecer os laços entre o Brasil e o Kuwait, assim como entre os poderes legislativos dos dois países. Ele observou, contudo, que o Brasil tem setores da economia que podem ser beneficiados com um investimento do país árabe.

“Para investir é essencial conhecer o local que receberá o investimento. Queremos organizar uma visita de empresários do Kuwait ao Brasil para elevar os investimentos e a promoção comercial”, disse Enizi. Ele, outros dois parlamentares e dois assessores foram recebidos, nesta sexta-feira, pelo conselheiro sênior para Relações Institucionais e Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Ramez Goussous, e pelo executivo de Negócios Internacionais da instituição para o Golfo, Rafael Solimeo.

Outro parlamentar kuwaitiano, Mohammad Huwailah, citou as áreas de meio ambiente, agricultura e infraestrutura como de grande potencial a investidores. "Há diversos setores estratégicos para oferecer apoio financeiro. Nós queremos também receber empresários brasileiros lá”, disse.

Ele também disse que a delegação convidou os parlamentares brasileiros a visitar o seu país em breve, pois a última reunião entre integrantes do legislativo brasileiros e kuwaitianos foi em 2006. “Quando nos encontramos em espaço menor de tempo, preenchemos os espaços e podemos obter mais resultados para nossas propostas”, disse.

Os parlamentares afirmaram que Temer lhes apresentou os projetos que o Brasil tem para os setores de infraestrutura de portos, rodovias, ferrovias e aeroportos. Com os parlamentares, os kuwaitianos trataram também de esportes e diplomacia. “Conversamos sobre a possibilidade de termos apoio do Brasil em um projeto para desenvolver as habilidades dos nossos atletas, principalmente no futebol”, disse Huwailah.

O parlamentar Fares Alotaibi, que também integra a delegação, observou que a visita foi uma grande oportunidade de ampliar as relações comerciais entre os dois países e de troca de experiências entre os parlamentos. “As autoridades mostraram ter grande confiança no Kuwait e disposição em ter mais informações sobre o nosso país. Queremos receber parlamentares e empresários brasileiros e ampliar nosso contato", afirmou.