Projeto piloto incentiva formalização do setor Imprimir E-mail
Escrito por Assessoria de Comunicação Social | Ministério do Turismo   
Qui, 08 de Outubro de 2015 07:58

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso (Sedec/MT) começou a veicular um áudio no Aeroporto Marechal Rondon com a orientação para os visitantes procurarem guias de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, e agências de turismo, dentre outros prestadores, devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur).

O objetivo é combater a informalidade no setor. No áudio, gravado em três idiomas – português, inglês e espanhol –, a Sedec orienta os visitantes a exigirem identificação dos prestadores de serviço como meio de garantirem a própria segurança e a qualidade do serviço prestado. A iniciativa piloto pode ser replicada em outros aeroportos do país.

Mato Grosso tem cerca de 230 guias de turismo cadastrados no Cadastur e mais 70 terminando qualificação até o fim do ano. Para se tornar um guia é necessário fazer curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação, com carga horária mínima de 800 horas.

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo MTur, em parceria com governos estaduais em todas as unidades da Federação, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados. O endereço é http://www.cadastur.turismo.gov.br/.