Valor da produção agrícola somará 270 bilhões Imprimir E-mail
Escrito por Da redação | ANBA   
Sáb, 13 de Abril de 2013 07:26

São Paulo – O valor da produção das principais culturas agrícolas brasileiras deve somar R$ 270 bilhões neste ano, segundo projeção divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O montante, chamado de Valor Bruto da Produção (VBP), terá alta de 9,8% sobre o ano passado se a estimativa se confirmar. Em 2012, o número era de R$ 246,2 bilhões. O VBP se refere à soma dos valores das principais lavouras do País.

O valor leva em conta os levantamentos de safra de março da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos preços pagos aos produtores. Como o índice mede a evolução do desempenho das lavouras ao longo do ano, ele sofre ajustes de acordo com mudanças dos preços e nas estimativas na produção feitas mensalmente pela assessoria de gestão estratégica do Mapa.

Segundo o Ministério da Agricultura, haverá aumento no valor da produção da maioria dos produtos analisados. É o caso do arroz, que terá alta de 7,5% no VBP, da banana, com 6,5%, da cana-de-açúcar, com 9,5%, do feijão, com 17%, do fumo, com 14,4%, da laranja, com 24,4%, da mandioca, com 1,3%, do milho, com 12,8%, e da soja, com 21,8%, entre outros.

“Algumas culturas, como feijão, milho, soja, poderiam ter resultados ainda melhores não fossem problemas climáticos, seca ou excesso de chuvas durante o ciclo dessas lavouras”, explica o coordenador de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques, segundo nota divulgada pelo Ministério.