EVENTO PROMOVE RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESÁRIOS E DESIGNERS DO BRASIL E DA ITÁLIA Imprimir E-mail
Escrito por Daredação | Apex-Brasil   
Sáb, 13 de Abril de 2013 07:55

Termina neste domingo (14/4), em Milão (Itália), o evento Brazil S/A, iniciativa apoiada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e realizada durante a Semana de Design de Milão, o principal momento do design mundial.

Além de apoiar a mostra, que congrega exposições dos setores de móveis e rochas ornamentais e de designers brasileiros, a Apex-Brasil organizou um evento de relacionamento com arquitetos, empresários, designers, imprensa e formadores de opinião brasileiros e italianos.

"O objetivo da Apex-Brasil ao apoiar este evento é criar visibilidade para o design brasileiro, além de incentivar a criatividade e gerar negócios para nossas empresas", afirmou Rogério Bellini, diretor de Negócios da Apex-Brasil. "Aqui estamos mostrando também que as empresas brasileiras diferenciam e segmentam seus produtos, buscam nichos e participam de importantes vitrines mundiais como esta semana em Milão", completou.

Estão participando do evento os projetos setoriais de promoção de exportação desenvolvidos pela Apex-Brasil em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmoveis) e com a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas).

Os projetos apresentam, no evento, como a indústria brasileira vem agregando valor a seus produtos por meio do design. "Nesta ação estamos trabalhando não somente a imagem do Brasil, mas também a geração de negócios para as nossas empresas por meio dos contatos realizados aqui" comenta o coordenador da Unidade de Inovação e Design da Agência, Marco Lobo.

A Agência também apoia a exposição do designer Marcelo Rosembaum no Brazil S/A que apresenta o projeto A Gente Transforma, que desenvolveu luminárias em conjunto com os índios da etnia Yawanawá, das aldeias Nova Esperança e Amparo, localizadas no coração da floresta amazônica no estado do Acre (Brasil). O projeto tem como objetivo posicionar o artesanato no mercado brasileiro e internacional de decoração. A linha será comercializada na rede internacional de lojas de iluminação La Lampe, que tem onze pontos de venda no Brasil.

"Queremos valorizar a cultura dessa etnia e resgatar valores importantes como a espiritualidade e o contato com a natureza por meio do design útil, que nesse caso, une a arte e o simbolismo indígena ao design industrial", diz Rosembaum.

Food Design

Dentro de um projeto que inclui o apoio a participação da gastronomia brasileira em quatro eventos internacionais ao longo de 2013, a Apex-Brasil apoiou uma ação de food design durante o evento Brazil S/A, quando o designer Marcelo Rosembaum e o chefe Dalton Rangel criaram uma instalação comestível, em que o público pôde interagir com a obra. Os dois produziram mandacarus de chocolate mesclado a frutas típicas do nordeste brasileiro e a obra foi degustada pelos convidados.

As próximas ações relacionadas à promoção internacional da gastronomia brasileira são a instalação do espaço Chefes do Brasil no ambiente montado pela Apex-Brasil para encontros de negócios na corrida da Fórmula Indy em São Paulo, nos dias 4 e 5 de maio; na feira Guangzhou International Food Exhibition, na China, de 4 a 6 de junho e na Laureate International University, em Chicago (EUA), de 6 a 8 de agosto.

O Evento

O Brazil S/A é um espaço de apresentação do design brasileiro e de promoção do relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros dos setores de design, arquitetura, decoração e artesanato com compradores e formadores de opinião estrangeiros. "Recebemos aqui um público de 15 mil pessoas e nossa intenção é promover o Brasil não somente na Itália, mas junto a todo o mercado internacional" comenta o organizador do evento, José Roberto Moreira do Vale.

"O Brasil tem um potencial grande e pode também aprender com os italianos, pois esta Semana configura uma verdadeira ‘escola de design’ e proporciona uma troca extremamente importante para os designers e para a indústria brasileiros" complementa.

O evento ocorre durante a Semana de Design de Milão, realizada todos os anos mês de abril. Trata-se de uma ocasião em que, tradicionalmente, arquitetos, designers e formadores de opinião do setor de todo o mundo se dirigem à cidade italiana para conhecer e discutir as novas tendências e conferir os lançamentos das principais empresas mundiais de casa e decoração. Durante o período, é realizada a feira Salão Internacional do Móvel, mostras e conferências reunidas no Fuori Salone e bienais como a Euroluce e a Eurocucina.